Destaques

Tomada de posse da nova da Diretora do CFAE Lezíria-Oeste- 1-3-2021

Moodle do CFLO

Numa cerimónia restrita devido à situação sanitária nacional e internacional ocorreu, no anfiteatro da Escola Secundária de Azambuja, a tomada de posse da nova Diretora do CFAE Lezíria-Oeste (CFLO), a professora Cândida Côxo.

Estiveram presentes todos os Diretores das Escolas associadas, em regime híbrido, assim como familiares e amigos.

Após a assinatura na ata da tomada de posse, a diretora proferiu as seguintes palavras:

Caríssima Vice-Presidente da Comissão Pedagógica do Centro de Formação de Associação de Escolas Lezíria-Oeste, Dra Madalena Tavares, caríssimas e caríssimos Diretores das escolas associadas do Centro de Formação Lezíria-Oeste, queridos familiares e amigos.
Agradeço  o vosso apoio neste dia, tão importante para mim, em que tomo posse como Diretora do Centro de Formação Lezíria-Oeste e que me acompanharão nos próximos 4 anos.
Mas onde começou esta aventura? 
Nasci em terras serranas e arraianas.
Desde pequena
Tinha o sonho de ajudar os outros.
“Vai ser médica” diziam ceifeiras, alfaiates, cozinheiras, seminaristas, barbeiros, contrabandistas  e emigrantes entre prados verdejantes, águas frias do rio Côa, trutas, sabão de Pesqueiro, livros, canções proibidas, cortelhas e capoeiras.
Com seis anos desci até ao Ribatejo, à Vila de Azambuja, onde estudei 8 anos.
Entrei em biologia vegetal e na propagação in vitro, aprendi a solidão da investigação, 
E disse, não, vou para a Educação.
Incentivei milhares de alunos a escrever histórias com termos científicos em formato policial,  ficção científica e  poesia. Alunos do 7º ao 9º ano viveram aventuras, através dessas histórias, com personagens que falavam de vulcões, isossistas, epicentros, escorpiões, feldespato, qmetistas, escala de Mohs, bactérias, neurónios, cloroplastos, enzimas,  nefrónios e miocárdio.  Visualizei vezes sem conta o filme com dinossauros resultantes da manipulação genética da molécula de DNA de um mosquito retirado de âmbar da Costa Rica “Mostra-me! Qui lindo” – falo do filme Jurássico Parc de Steven Spielberg, de 1993.
Em pleno mês de maio de 2018, a 54 anos de distância do meu local de origem, a senhora Diretora do Centro de Formação, Dra Judite Frazão, telefona-me a convidar para ser a Representante da AFC e em setembro desse ano comecei a apoiar uma comunidade de cerca de 1000 professores pertencente aos concelhos de Azambuja, Cartaxo e Rio Maior e que continuo nesse serviço, agora como sua sucessora, diretora do Centro de Formação Lezíria-Oeste!
E para terminar ou começar, em jeito humorístico, digo:
Os Senhores Diretores dos Agrupamentos dizem:
“Senhora Diretora
E a avaliação dos docentes? 
Aí senhora diretora
Preciso do Plano de Formação!”
Os colegas docentes dizem;
“Senhora Diretora
Quando emite a certificação?
Ai senhora diretora
Quero subir de escalão!”
O professor Nuno Carvalho e a Isabel Valentim  dizem:
“Senhora Diretora
O POCH precisa de mais uma evidência
Aí senhora diretora
É preciso muita eficiência!”
E cá estou eu no vosso/ nosso caminho.
Preparada para voarmos juntos, norteados pelo lema:
Formação é InovAção na EducAção!
Bem-haja a todos!
Cândida Côxo
1-3-2021