Destaques

O eTwinning vai à escola

Encontro Regional eTwinning

O eTwinning vai à escola – 6 de maio de 2023

O Encontro Regional eTwinning – O eTwinning vai à Escola decorreu no sábado, dia 6 de maio, na Quinta das Pratas, Cartaxo. Este evento foi promovido pela Direção Geral de Educação e coordenado pelos Centros de Formação Lezíria-Oeste e Pêro de Alenquer, com o apoio do Município do Cartaxo. A dinamização do Encontro esteve a cargo das Embaixadoras eTwinning para a região de Lisboa e Vale do Tejo, Dr.ª Virgínia Esteves e Dr.ª Ana Pina.

A sessão de abertura foi presidida pela senhora embaixadora eTwinning, Dr.ª Virgínia Esteves, pel@s senhor@s diretor@s dos Agrupamentos de Escolas (AE) de Azambuja, AE Marcelino Mesquita do Cartaxo, AE Vale Aveiras, AE Marinhas do Sal, e AE Arruda dos Vinhos,  pelas senhoras diretoras dos Centros de Formação Lezíria-Oeste e Pêro de Alenquer, pela senhora Vereadora da Educação da Câmara do Cartaxo, e pelo senhor Presidente da Câmara do Cartaxo.

As sessões plenárias versaram sobre os temas “O que é o eTwinning/ESEP” e “ Academia Júnior eTwinning” (pelas senhoras embaixadoras eTwinning) e “Cidadania Digital” (pela Profª Dr.ª Cristina Novo, do Instituto Politécnico de Santarém).

O evento contou com uma sessão de Show&Tell, em que foram partilhados vários projetos eTwinning por parte dos Agrupamentos de Escolas convidados: AE Azambuja, AE Marcelino Mesquita do Cartaxo, AE Marinhas do Sal, AE Vale Aveiras, AE Arruda dos Vinhos, AE Joaquim Inácio da Cruz Sobral, AE Damião de Goes, AE Henriques Nogueira, AE Zona Urbana da Figueira da Foz, AE Lourinhã, AE Sá da Bandeira, AE D. Afonso Henriques, Alcanede.

De entre os projetos apresentados faziam parte o Projeto Vencedor do Prémio Nacional 1º ciclo EB e a Menção Honrosa 2º ciclo EB.

Na mesa redonda, dedicada ao tema “Aprendizagens que inspiram”, foram apresentadas experiências implementadas nas escolas ao nível dos ambientes educativos inovadores, por parte dos AE José Relvas, Alpiarça, AE Azambuja, AE Alexandre Herculano, Santarém e AE Fernando Casimiro Pereira da Silva, Rio Maior.

Este evento integra um curso em formato blended learning com a duração de 15 horas (7 horas presenciais e 8 horas online), que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de competências dos professores, ao nível das metodologias e da integração do digital em contexto de aprendizagem.