Destaques

Impacto da Formação

Ontem, dia 15 de maio, terminaram duas ações de formação, durante as quais pude constatar o impacto real da formação nas práticas em contexto educativo através da apresentação dos projetos de intervenção.

Estas sessões finais ocorreram na Escola Secundária de Azambuja, a escola sede do CFLO.

[Curso de 25 horas]- “Intervenção Snoezelen – Teoria e Prática da Estimulação Sensorial“, dinamizada pela psicóloga e formadora Leonor Ferreira,  na qual os docentes do grupo de recrutamento 910 estiveram em regime híbrido (online e presencial) e mostraram os seus projetos de intervenção. Pude testemunhar a apresentação de um projeto que mostrou uma “Planificação de uma sessão na sala Multissensorial”  pensada para uma criança com necessidades específicas. Este projeto de intervenção foi ilustrado com vídeos com a criança em ação. De seguida, foi fomentada uma reflexão partilhada com todos os formandos sobre os desafios da implementação do projeto. Foi evidente a importância da presente ação de formação na criação de sessões com intencionalidade e fundamentadas em princípios teóricos  com estudos cientificamente comprovados.

[Oficina de 50 horas] – “Criação de ambientes de aprendizagem inclusivos e inovadores“,  dinamizada pela psicóloga e formadora Ana Mata, durante a qual os docentes apresentaram os seus projetos aplicados em contextos educativos mais inovadores e inclusivos. Presenciei a apresentação do trabalho de uma docente, que explanou a  planificação da aula laboratorial estruturada e pensada com base nas possíveis  barreiras à aprendizagem e nos elementos facilitadores. A professora ilustrou a aula laboratorial com vídeos e apresentou os materiais desenvolvidos de suporte à aula, nomeadamente um relatório orientado da aula prática.  A mesma docente fez ainda uma análise de conteúdos, numa folha de cálculo, a todas as respostas do relatório, tendo chegado à conclusão que muitos alunos ainda não generalizam. O espanto da professora foi notório relativamente ao desempenho nas respostas  no relatório do turno mais “barulhento”, que obteve melhores resultados. No turno mais silencioso os resultados ficaram aquém das suas expectativas. A docente referiu a importância desta ação de formação lhe ter aberto espaço para implementar atividades  inovadoras e mais inclusivas, bem estruturadas, e para permitir a partilha e discussão entre pares.

Estão todos de parabéns, formandos, formadoras e discentes que usufruem da capacitação dos seus educadores!

Formação é InovAção na EducAção!